sábado, 2 de outubro de 2010

Dica: Acelere seu Metabolismo e Perca Peso!


O metabolismo ajuda a queimar calorias para nos oferecer energia utilizada em todas as funções do nosso organismo, e assim auxilia, e muito, a manutenção de peso, mas como podemos ajudar o nosso metabolismo a trabalhar mais rápido e queimar mais calorias? Aqui vai algumas dicas:
1. Faça Exercícios:
Fazer exercícios físicos, principalmente musculação, faz com que ganhemos mais músculos, e quanto mais massa muscular ganharmos, mais energia vamos gastar para manter a musculatura. Porem sem uma alimentação equilibrada entre o consumo e o gasto energético, a musculação não oferece diferença na perda de peso.
Alem de ajudar na perda de peso, praticar exercícios físicos faz bem ao coração!
2. Não Pule Refeições:
Quando pulamos refeições nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois nosso organismo não sabe quando  iremos fazer nossa próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horário próximos, nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.
Nunca pule o café da manhã, pois essa é a refeição mais importante do dia. É pela manhã que o nosso metabolismo está mais acelerado e precisa de mais energia, portanto se não nos alimentarmos de manhã o metabolismo irá diminuir o consumo de energia durante todo o dia.
3. Durma Bem:
Quando não dormimos o suficiente para podermos realmente descansar, o metabolismo fica mais lento, pois ele irá economizar energia. Já se dormimos todos os dias, uma média de 8 horas, o nosso metabolismo sabe que pode gastar energia, pois iremos recuperar- lá durante o sono.
4. Beba muita Água:
Nosso organismo precisa de água para quase todas sua funções básicas, portanto com pouca água o motabolismo demora mais para gastar as calorias.
5. Produção Hormonal:
Em alguns casos, a dificuldade na perda de peso pode ser consequência da diminuição da produção de hormônios pela glândula tireóide, o chamado hipotireoidismo. Para conferir se sua produção hormonal está em dia consulte um endocrinologista.
6. Escolha os Alimentos Corretos:
Inclua em sua dieta alimentos que auxiliem o funcionamento da glândula tireóide. Portanto, escolha alimentos fonte de potássio, cálcio e mágnésio:
Fontes de Potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais;
Fontes de Cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol;
Fontes de Magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas
Consuma fibras: As fibras aumentam o tempo de digestão, o que ajuda a diminuir os picos de hiperglicemia, açúcar e excesso no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer doces.
De preferência a frutas cítricas, pois elas são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.
Consuma Alimentos Termogênicos. Eles aumentam a temperatura interna corporal e consequentemente acelera nosso metabolismo. Alguns alimentos termogênicos são:
Água gelada: Quando ingerimos água gelada, nosso organismo precisa gastar mais energia para regular a nossa temperatura corporal;
Ômega-3: Por ser antiinflamatório o ômega-3 aumenta o nosso metabolismo basal, queimando mais calorias;
Chá-Verde: Além de termogênico o chá-verde diminui a absorvição de açúcar no sangue;
Pimenta Vermelha: Acelera o metabolismo em 20% porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Mas Lembre-se:
As dicas acima são para a população adulta e saudável em geral.
Para um orientação específica procure um nutricionista próximo de você!
Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveirra - CRN8 6502 -Nutricionista em Maringá.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dica: Como fugir do efeito sanfona e manter o peso ideal



Encarar uma dieta e conseguir perder o excesso de peso é uma vitória e tanto. O difícil é manter-se magro. Segue dicas para não voltar a engordar!!!

Praticar atividade física regularmente
Um dos fatores para se manter magro é fazer exercícios. Em longo prazo, é muito mais difícil cortar calorias no prato do que queimá-las na esteira. É preciso encarar a ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes. Noventa por cento das pessoas que mantém um peso adequado praticam atividade física diariamente.
Usar a balança com freqüência
Quem se pesa com freqüência evita o descontrole do peso. Assim, aprende a controlar melhor a alimentação e a atividade física. Os especialistas recomendam a ida à balança às sextas-feiras e aos domingos. Não é necessário se pesar diariamente.
Não abusar da comida nos fins de semana
A velha teoria de que a partir de sexta-feira se pode dar um adeus à dieta é relativa. A dieta no sábado e no domingo pode sim ser mais liberal. Mas isso não quer dizer que é preciso ultrapassar os limites do bom senso. Comeu demais no sábado ou no domingo? Queime parte das calorias com uma caminhada ou num passeio de bicicleta.
Tomar café da manhã todos os dias é importantíssimo
A primeira refeição do dia ativa o metabolismo, retirando-o do modo lento da noite e colocando-o no modo dia, quando a queima de calorias é maior. Quem toma café da manhã tende a comer com mais freqüência e em porções menores, o que ajuda a manter o peso. A maioria das pessoas que consegue evitar o ganho de peso após uma dieta não pula o desjejum.
Ingerir poucas calorias e evitar o excesso de gordura
O importante é selecionar bem alimentos com pouca caloria. Dessa forma, come-se mais e se evita a fome. Evitar gordura é fundamental porque ela corresponde a 24% dos nutrientes consumidos pelos ex-gordos. A gordura está presente em sorvetes cremosos, pão de queijo e no leite integral.
Evitar comer fora de casa
Ao preparar sua comida, as pessoas conseguem ter um controle maior sobre o que ingerem. Quando passamos muitas horas sem comer, o organismo interpreta um jejum prolongado como um sinal de alerta para economizar energia e, assim, manter as funções vitais. Ou seja, o ritmo metabólico diminui. O ideal é fazer intervalos de três ou quatro horas entre as refeições, para equilibrar o nível metabólico.
Eliminar o fast-food
A combinação de hambúrger, batata frita e refrigerante detona qualquer dieta e controle de peso. Eles são ricos em carboidratos e ultracalóricos. Esses alimentos saciam a fome por pouco tempo e em uma hora bate a vontade de comer novamente.

Assim, seguindo algumas dicas, é fácil termos uma consciência de pensar mais magro e ser feliz!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dica: 15 Vantagens de Caminhar

Escolha um tênis confortável!
A caminhada é uma das atividades mais fáceis e saudáveis que existem. Ela tonifica o corpo e queima muitas calorias, além de ser excelente para a mente. Enquanto você caminha, observa a paisagem, pensa na vida, resolve questões… Veja só quantas vantagens caminhar produz para a saúde:

01. Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate ao stress, ansiedade e depressão

02. Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos

03. Gasta em média de 200 a 300 calorias por hora

04. Melhora a circulação sanguínea

05.  Previne varizes

06.  Controla a pressão arterial

07.  Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)

08.  Ajuda a prevenir a osteoporose

09.  Aumenta a capacidade dos pulmões de absorverem o oxigênio

10.  Acelera a recuperação pós-parto e de cirurgias

11.  Melhora a flexibilidade

12.  Reduz risco de AVC (acidente vascular cerebral)

13.  Melhora a auto-estima

14.  Melhora a qualidade do sono

15.  Combate os radicais livres

Na hora de decidir entre ir de carro ou ir a pé, escolha a opção mais saudável: 
Caminhe!!!

Desafio - Início

Finalmente completei ontem 1 mês de R.A. (Redução Alimentar)... E ainda não estou aparentando ter perdido "nada", pois minha gordura era dura, bem firme!

Hoje, a gordura está flácida! Fico com um pouco de vergonha do meu marido? Há, que nada! Ele me ama do jeito que sou! Ele sabe o quanto estou ralando para perder alguns quilos... e ninguém melhor que ele, para me "avaliar" não é? rs

Estou me preparando para começar a caminhada... quero começar algo leve... em torno de 30 a 40 minutos, e mais uns 30 minutos de bicicleta ergométrica!


      O desafio começa já!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Depois da festa...

Bom dia gente!

Estou fazendo uma fase de "desintoxicação", pois nos últimos 9 dias, só foi comemoração de aniversário, do meu marido e meu! rsrsrs

Não engordei nada, porém, não emagreci nada! Estou pensando em fazer uma dieta que vi no blog da Dani, minha mais nova amiga e seguidora, http://danyperdendopeso.blogspot.com 


Lá tem uma dieta que perde 10kg em 10 dias... vou fazer a partir dessa semana ainda, e se tudo der certo, vou postá-la aqui e contar os prós e contras!


Beijinhosss!

domingo, 12 de setembro de 2010

Pesagem...

Bom gente... esta semana segui quase que a risca minha dieta, porém, foram 3 comemorações do aniversário do meu marido, e do meu niver tb... Ou seja, mesmo comendo poucooo, e me regulando, foram lugares que eu não tive como evitar... Porém, mantive a mesma conduta, em não exagerar na comilança!


Esta semana foram eliminados apenas 400 gramas... mas já é alguma coisa, visto da minha "farra alimentar" rsrsrs


Ainda estou tomando coragem para começar os exercícios físicos!




Bjss

domingo, 5 de setembro de 2010

Meu aniversário está chegando... antes dele, tem o aniversário do meu marido... Ai ai, como é bom comemorar mais um ano de vida! Eu passei hoje por um teste não muito "agradável"... resolvemos comemorar nossos aniversários juntos, e do meu cunhado também! Fizemos um churrasco e tal, mas é difícil se render a tanta gostosura, ainda mais eu q sou VICIADA em churrasco!!!

Até que consegui me controlar legal... dipicil mesmo foi ontem a noite... Meu marido é DJ, então, as vezes tenho que ir nas festas, pq trabalho ajudando ele e a equipe de organização... Ontem fizemos um  casamento, num clube maravilhosooooo, e o Buffet então, nem se fala, é um dos melhores da cidade!

Foi mto, mas mto difícil resistir a tentação dos doces e salgados presentes na festa! Para minha sorte, eles serviram um jantar, e o cardápio do jantar, era nada mais, nada menos que Salmão!!! Comi o peixe, com menos dor na consciência, pois é menos calório! rsrsrs

Por falar em calorias, estou elaborando uma tabela de calorias, bem legal! =)


sábado, 4 de setembro de 2010

Há tempos que luto com a gula e com a carga genética. Quando era mais jovem não dava muita importância para isso, nem me preocupava com meus pais e familiares dizendo que um dia eu ia "cair na real", apenas me via com uns quilinhos excedentes. O espelho sempre era "meu amigo"...

Há uns anos atrás, fui trabalhar em outra cidade... e consequentemente, fui morar sozinha! LIBERDADE, eu dizia! Comecei a fazer da minha vida o que eu bem entendesse, comer o que me desse vontade de comer, era uma sensação de liberdade poder ir ao mercado e lotar o carrinho com todas aquelas guloseimas que na casa dos meus pais, era "proibido"... essa sensação de "liberdade" foi um dosa momentos mais felizes de todos da minha vida! Porém, comecei a inflar feito balão de festa... Já não me contentava mais em comer uma pizza média, passei a comprar a grande! E depois não muito satisfeita, comecei a comprar a famosa pizza tamanho "Maracanâ"! E não contente ainda, comprava numa pizzaria que ao comprar uma pizza "Maracanã", ganhava  outra do mesmo tamanho! Ahh, era uma felicidade só! Claro que não devorava a pizza toda num dia, mas já acordava e comia pizza gelada (que particularmente eu amo de paixão, ou melhor amava, rs). Assim, aumentei 12 quilos em seis meses... como eu trabalhava no centro do Rio, comia todos os dias aqueles biscoitos amanteigados maravilhosos... saquinhos de amendoim dom aquele açúcar crocante em volta... Passei a adquirir hábitos de comer porcarias como salgadinhos, doces e comidas rápidas, pois não tinha muito tempo para exercer meus dotes culinários...

Não existe roupa que fique bem, maquiagem que funcione, sapato que não aperte, nem salto que resista. Uma gorda de shortinho é a visão do inferno, ela caminha e o short vai enrolando para cima, sendo ocultado pela gordura da coxa. Um horror! Saia ou vestido? Nem pensar. Muitos podem achar cruel, mas a verdade dói.

Resolvi tomar vergonha na cara!!! A partir de hoje, dia 21/08/2010 comecei a fazer minha dieta. Desta vez sem a falsa ilusão de conquistar um corpo magnífico. Meu objetivo é bem mais singelo, quero apenas ter uma saúde melhor. Tenho consciência que preciso eliminar bastantes quilos, mas não quero nada da noite pro dia, e sim, algo gradativo e que faça me sentir melhor!!!

Minha casa fica há uns 25 a 30 minutos andando do meu trabalho, isso só na ida, fora a volta... Confesso que muitas das vezes eu vou de ônibus e algumas eu volto a pé até uma certa parte e pego um taxi para evitar subir uma ladeira pequena e um lance de escadas... Preguiça! Pura preguiça que toma conta deste corpo gordo e sem atividade física nenhuma, mas isso vai mudar!!! Gosto de caminhar, de bater perna no centro da cidade, mas cada vez que voltava para casa, chegava tendo taquicardia, precisando me jogar na cama até conseguir recuperar o fôlego. Meus pés começaram a inchar, meus calçados a apertar, minha pele se transformando dia-a-dia em algo oleoso e inflado.

Além deu "sofrer" de retenção de liquidos, né? Porque ninguem merece, além de ser gorda, ainda ter que sofrer dessa porcaria de retenção de liquidos!

Chega! Basta! Esta não sou eu.

Quero curtir minha vida. Um dia quero poder brincar com meus filhos (quando os tiver). Mas continuando deste jeito será impossível. Fico pensando o dia que eu engravidar... como a barriga vai aparecer diante de tanta barriga que tenho? Nao, não, isso precisa ser mudado desde já!!!